Cristo Redentor protegido 24 horas

Tramissão em tempo real através de tecnologia GSOL

Cristo Redentor ao Vivo 24h por dia


A Arquidiocese do Rio de Janeiro, em parceria com a Gsol Tecnologia, apresenta o Centro de Monitoramento do Santuário Cristo Redentor que iniciou sua atividades em 4 de agosto (véspera do início dos Jogos Olímpicos), com a operação de um sofisticado sistema de monitoramento por câmeras em todo o platô do Monumento ao Cristo Redentor, no alto do Corcovado.

São 25 câmeras de alta definição que operam, a partir de uma transmissão via rádio, o que confere ainda maior segurança a esse importante ícone brasileiro, pois não depende de cabos que possam se romper no caminho até o centro de controle. Monitorado 24 horas por dia através de uma central, o sistema também está interligado à Secretaria de Segurança do Rio de Janeiro e à Arquidiocese do Rio, esta última, responsável pela manutenção do monumento, que completará 85 anos no dia 12 de outubro.

Todas as vias de acesso e áreas do platô são monitoradas, além de todo o entorno da estátua e ela própria.

Segundo o reitor do Santuário Cristo Redentor, Padre Omar Raposo, a segurança é indispensável e deve ser sempre aprimorada em um local que recebe milhões de pessoas a cada ano. “Trata-se do nosso maior símbolo brasileiro, que, através da tecnologia e do sistema de monitoramento, passa a ser vigiado 24 horas por dia, constituindo assim uma especial cultura de segurança no alto do Corcovado. O Redentor olha por nós e nos olhamos por Ele”, destaca Padre Omar.

O projeto, desenvolvido desde 2015, ficou pronto a tempo de prover maior segurança aos visitantes do Cristo Redentor durante o período dos Jogos Olímpicos e faz parte de uma série de melhorias da experiência de visitação implantadas pela Arquidiocese em conjunto com empresas como a Samsung, que patrocinou a instalação de cinco centrais digitais de informações turísticas no platô do monumento, e a Hyundai, que desde 2015 fornece aos visitantes acesso gratuito à internet, através de uma rede WiFi.

Tecnologia do Projeto

Dentre as câmeras instaladas temos duas Cameras Robóticas Full HD com Patrulha de Áreas Pré-definidas de forma automática, com alta capacidade de

Zoom mesmo em ambiente com pouca luminosidade ou escuro, um exemplo da qualidade o Maracanã utiliza câmeras com a mesma qualidade. A tramissão das imagens em tempo real utilizam link dedicado de internet Full-Duplex com redundância para suportar a observação e gravação. As imagens e sistemas estão armazenados em um Prédio Cofre – Seguro (Datacenter), com redundância de entradas de energia elétrica por caminhos diferentes, sistemas de Geradores automáticos com capacidade de vários dias de autonomia e proteção contra incêndio através de sistemas de gases especiais que eliminam o oxigênio do ambiente não permitindo que a chama se propague.

Toda transmissão está sendo disponibilizadas aos Órgãos de Segurança, como o Centro Integrado de Comando e Controle do Estado e o Centro de Operações Rio, além das autoridades Federais. Para isso, foram desenvolvidas pela própria GSOL Soluções de Software Criptografado com segurança reforçada, afim de que as imagens sejam compartilhadas apenas com as autoridades competentes. Os Sistemas detectam a presença e registram todos os movimentos, tem suporte ao registro e documentação de ocorrências e está pronto para serem implantados novos recursos por exemplo a contagem pessoas no ambiente, reconhecimento facial e outros.

As imagens podem ser disponibilizadas na Web de forma estável e interativa para implantação de projetos como transmissões de Eventos ao Vivo ou qualquer outro evento de forma a proporcionar uma experiência única. Temos o prazer de ser uma empresa carioca participante e dedicada ao projeto de monitoramento do Cristo Redentor.

Matéria BandNews - Monitoramento Cristo Redentor
Matéria CBS News
Matéria SBT
OUTRAS SOLUÇÕES PARA SUA EMPRESA
eventos_chamada.jpg
Internet para Eventos
slider_vpn_01a.jpg
VPN / MPLS
pbx_chamada.jpg
GSOL PBX
gateway_chamada.jpg
GSOL GATEWAY
Matéria TV Redentor

Canais de Atendimento

Av. Dom Hélder Câmara, 5200 – Grupo 1201 
Torre do Norte Shopping – Méier – Rio de Janeiro - RJ

Telefone: +55 (21) 3232-7000

Skype: gsol

A Empresa
 

A GSOL fornece soluções tecnológicas desde 1996, prestando serviços de consultoria, suporte e desenvolvimento de soluções específicas para cada necessidade de seus clientes. Temos como objetivo principal, bem definido, fornecer todas as ferramentas necessárias para que nossos clientes possam se desenvolver e obter grande crescimento.

Newsletter

Cadastre em nossa newsletter e receba novidades e lançamentos da GSOL.

GSOL © 2016 Todos os Direitos Reservados.
slider-corcovado-01